domingo, 16 de maio de 2010

La Ratatouille.

Fiz uma viagem de quase 900 km e que não pensei que esta fosse trazer-me o inesperado.

Acaso, ou não, as monovolumes Peugeot 807 têm incorporado um leitor de DVD e por isso, durante a viagem, revi pela enésima vez o filme infantil RATATUI… Mas desta vez foi diferente.

Tinha passado, os 3 dias antes desta visualização, rodeado de moralismos acerca da conduta que deve ser adoptada para que sejamos todos cidadãos “normais” e não aberrações com 2 pernas que se assemelham a seres humanos e que sejam aceites pela sociedade. Ora, este filme, sendo para crianças, fez a minha massa encefálica nadar em pensamentos ao ver um rato de 12 cm enfrentar tudo e todos para alcançar o seu sonho. Sendo apenas semelhante aos da sua espécie na fisionomia, superou aquilo que 85% dos supostos seres humanos não conseguem porque são cobardes, e friso desde já que falo por mim em primeiro lugar. Para poder viver os ditos Momentos Felizes, moveu montanhas! E foi fácil? Não. E não sofreu? Muito, e sozinho! Mas superou e no fim sentiu-se orgulhoso com isso, orgulhoso por não ter caído na teia da frustração.

Aprendi, com um simples desenho animado, uma enorme lição, tomei notas e apontamentos no meu caderninho cinzento e viscoso, e espero pô-los em prática no futuro, quem sabe, num futuro próximo. Acho que chegou a altura de deixar de ficar calado ao assistir a tamanhos moralismos e hipocrisias que me rodeiam. Recomendo a certas “mentes iluminadas” que vejam este filme e quem sabe possam perceber que, algumas ideias mais bicudas, devam ser limadas!

Boa Sorte!

2 comentários:

  1. Há coisas simples, que dizem muitoo !
    é tudo uma questão de perspectivas e de mentes abertas :D

    ResponderEliminar
  2. Adorei este texto, sei que mostras-te com muito orgulho o do pi radiano ou lá o que era, mas este simplesmente deixou-me a pensar como tu usaste num filme de crianças para abordar um tema tão curioso. Eu costumo dizer que algumas pequenas coisas são mágicas. Temos que ser pequeninos (em termos de humildade) para conseguer grandes coisas.

    ResponderEliminar